terça-feira, julho 31, 2007

_ADENDA A POSTAGEM ANTERIOR_*****MHARIO LINCOLN'PORTAL DO BRASIL COM AMIZADE E GENTILEZA JUNTA-SE A HOMENAGEM A OTILIA MARTEL**********

E DIZ ASSIM:

NOSSA CORRESPONDENTE NA INGLATERRA, SABINA VASSALO, HOMENAGEIA OTÍLIA MARTEAL

null
O RESTO, POR GENTILEZA, LEIAM LA' NO *PORTAL*****!
AQUI ESTA' O LINK!

http://mhariolincoln.jor.br/index.php?itemid=3318

*********************************************************OBRIGADA MHARIO LINCOLN********!

Heloisa B.P.

************

segunda-feira, julho 30, 2007

**********PARABENS QUERIDA AMIGA* FLORES ALEGRIAS E A PRENDA MAIS MARAVILHOSA QUE E' *O AMOR DE SEUS FILHOS ,SUA FAMILIA E AMIGOS********





*


QUERIDA OTILIA*

*ADORADA MENINA MAROTA** QUE UMA FENOMENAL PERCENTAGEM DO MUNDO *BLOGUEIRO* A CONHECE E LHE DEDICA CARINHO E AMIZADE*! EU, DEIXO PARA OUTROS MAIS CAPAZES, OS DISCURSOS E OS POEMAS PARA LHE SEREM DEDICADOS! EU, LIMITO-ME A ABRACA'-LA DESTA LONJURA, COMO SE ESTIVESSE AI' VENDO-A LINDA E MARAVILHOSA, SORRINDO FELIZ RECEBENDO AS FLORES, OS PRESENTES DE SEUS ENTES QUERIDOS!

_LI, CERCA DE UMA HORA ATRS, EM SEU BLOG*********** A TERNURA DO SEU AGRADECIMENTO! ME COMOVI ATE' AS LAGRIMAS!

_Eu, so' agora coloquei as postagens, porque estava incerta no DIA (estava com receio de me ter enganado e, andei em todos os SEUS BLOGUES tentando descobrir a data certa e, tentando ROUBAR SEUS POEMAS PARA A HOMENAGEAR COM SUA PROPRIA POESIA!_Nao consegui porque estao PROTEGDOS! Mas, ai' a quinta VISITA CONSEGUI VER SEU AGRADECIMENTO A SURPRESA QUE SEUS AMADOS FILHOS LHE FIZERAM E, SEUS AMIGOS COLABORARAM! Entao, vim correndo colocar a POSTAGENS EM SUA HOMENAGEM_HUMILDE HOMENAGEM; MAS... DIREITINHA DA MINHA ALMA PARA SI*_!!!!!!

CONTINUACAO DE DIA E NOITE MUITISSIMO FELIZ!

_PARABENS!

ABRACO-A!

SUA AMIGA,

Heloisa B.P.

********************

[VER EM MUSICA NESTE LINK]

http://valquihelo.multiply.com/music/item/332

================================

LINKS PARA OS ESPACOS POETICOS DE MENINA MAROTA:

http://portuguesapoesia.blogspot.com/

http://www.mgrande.com/weblog/index.php/eternamentemenina/

http://meninamarota.blogspot.com/

++++++++++++++++++++++++++++++++UM ABRACO AMIGO A TODOS QUE POR AQUI PASSAREM! E, mais uma vez, peco desculpas pelas "inevitaveis "GRALHAS" que sempre deixo voando!...

ATE' SEMPRE!

E... NO MEU ESPACO DE MUSICA HA' MUSICA PARA MENINA MAROTA ETODOS QUE SE QUISEREM JUNTAR A *FESTA********!_FESTA, DESEJO EU, ELA ESTEJA VIVENDO AGORA E DEPOIS "DO AGORA" E... A MANTENHA GUARDADA NOS COFRES DA MEMORIA!!!!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~

sábado, julho 28, 2007

******OTILIA MARTEL/MENINA MAROTA***** LEVA (MAIS) POESIA E POETAS PORUGUESES AO PORTAL******

*AO PORTAL DO BRASIL DE MHARIO LINCOLN*

*MINHA AMIGA E POETISA* E, GRANDE DIVULGADORA DE *POETAS E ESCRITORES EM LINGUA PORTUGUESA*, LEVA MAIS ESTES *DOIS GRANDES****** AO PORTAL!

_Eu, ja' tinha visto/lido, mas, nao tinha tido ocasiao de referenciar aqui! Voltei LA', ha' minutos, e nao resisti a CHAMA'-OS LA' tambem! E, a deixar-VOS este ABRIR DE APETITE!

_AQUI FICA, COM MEU ABRACO A *OTILIA* E A TODOS OS AMIGOS E VISITANTES_!

E VOS DIGO:SIGAM O LINK!!!

http://www.mhariolincoln.jor.br/index.php?itemid=3066&catid=93

*EXTRACTO*:

(Perdao porque nao pedi AUTORIZACAO!)

Heloisa B.P.

****************


"“GRITO”
De ti que inventaste
A paz
A ternura
E a paixão
O beijo
O beijo fundo intenso e louco
E deixaste lá para trás
A côncava do medo
à hora entre cão e lobo
à hora entre lobo e cão.

De ti que em cada ano
Cada dia cada mês
não paraste de acender
Uma e outra vez
A flor eléctrica
Do mais desvairado
coração.

De ti que fugiste à estepe
E obrigaste
à ordem dos caminhos
O pastor
A cabra e o boi
E do fundo do tempo
Me chamaste teu irmão.

De ti que ergueste a casa
Sobre estacas
E pariste
Deuses e linguagens
Guerras
E paisagens sem alento.

De ti que domaste
O cavalo e os neutrões
E conquistaste
O lírico tropel
Das águas e do vento.

De ti que traçaste
A régua e esquadro
Uma abóboda inquieta
Semeada de nuvens e tritões
Santidades e tormentos.

De ti que levaste
A volupta da ambição
A trepar erecta
Contra as leis do firmamento.

De ti que deixaste um dia
Que o teu corpo se cansassse
Desta terra de amargura e alegria
E se espalhasse aos quatro cantos

Diluido lentamente
No mais plácido
Silente
E negro breu.

De ti
Meu irmão
Ainda ouço
O grito que deixaste
Encerrado

Em cada pétala do céu
Cada pedra
Cada flor.
O grito de revolta
Que largaste à solta

E que ficou para sempre
Em cada grão de areia
A ressoar
Como um pálido rumor.

O grito que não cansa
De implorar
Por amor
E mais amor
E mais amor.
José Fanha, In "Breve tratado das coisas da arte e do amor"

Artigo enviado às 14/06/07, dia 14/06/07 por Mhario Lincoln - Categoria: Otília Martel (Portugal). "
*********************************

terça-feira, julho 17, 2007

*****A SÍNDROME DEMEDÉIA POR JOAO BATISTA DO LAGO***** _VEJAM A OSTAGEM ANTERIOR DEDICADA A A.PINTO CORREIA_

"(Dedico este artigo a todos aqueles que, de alguma forma, estão sob censura – seja de que espécie for.)"

_MESMO A PROPOSITO:_VEJAM POSTAGEM ANTERIOR_,

*MEU CARISSIMO *AMIGO* POETA E JORNALISTA************ (ENTRE MAIS UMAS TANTAS COISAS QUE FAZ COMO HOMEM DE COMUNICACAO E CIDADAO DO MUNDO)

ESCREVE ESTE "TRATADO"_ensaio/tese_, DE UM JEITO MUITO PROPRIO E, QUE, PARA ALEM DE SER UMA "LICAO DE FILOSOFIA/SOCIOLOGIA/ETC..." NOS AGARRA DELEITA E FAZ PENSAR: *EM NOS*_ENQUANTO "NOS MESMOS"_!...

Mas, chega de introducoes e sigam o LINK, por favor, a fim de perceberem onde quero chegar:

_DEIXO UM EXTRACTO:

"A ARANHA E SUA TEIA

(ou a Síndrome de Medéia)

(Dedico este artigo a todos aqueles que, de alguma forma, estão sob censura – seja de que espécie for.)

João Batista do LagoPor João Batista do Lago

No mundo atual pouco ou quase nada damos atenção às “simplicidades” ou “singularidades” que se nos apresentam aos olhos e ao pensamento; ao mesmo tempo – e em razão dessa displicência não praticamos os devidos referenciamentos de campos – também não se produz consciência epistemológica sobre os campos nos quais estamos inseridos ou nos inserimos, campos esses que são nossas pertenças – sejam particulares ou sociais; privados ou públicos. O fato é que vivenciamos o imbricamento do sujeito social incapaz ou incapacitado de despregar-se da teia social à qual está imbricado para produzir um campo de relacionamento que se lhe permita – a si e ao Outro – condições efetivas para a práxis de um processo holístico da sociabilização epistemológica.

Eis, pois, a aranha e sua teia!

O Homem (homem e mulher) e sua atitude não podem ser visto unilateralmente, posto que, integra um sistema que é maior que a parte unilateral de si. Mas nesse todo ele (o Homem) sempre estar a interagir como se fora um espécie única e indivisível, absoluta. Daí, pois, o Absolutismo que vemos imanente na sua constituição de natureza homínico-política: a vontade de Poder.

Quando nos damos ao trabalho de estudar – por mínimo que seja – a condição evolutiva do homem com o mais alto nível do campo da imparcialidade objetiva, logo verificamos quanto o homínico é “Ser” insustentável em toda sua complexidade. Complexidade que ele não aceita por entender-se per posto, isto é, o senhor de toda “autoridade”. Daí a sua autoprerrogativa de “si” pensar superior ao “Outro”, dentro de uma tipologia da cadeia do evolucionismo de tez reducionista.

Assim constituído, então, o Homem processa uma cadeia produtiva de insanidades com o objetivo de desconstruir o “Outro” para poder construir-se “Sujeito Absoluto”, em outras palavras, para exercer seu praxialismo de produção corrupta, arbitrária e ditatorial. É exatamente a partir de então que nasce em si (no Homem) o sujeito censor – e com este a Censura que, paradoxalmente, e para desespero do Censor, torna-se a Medéia de si.

Eis, pois, a aranha e sua teia!

Imaginemos agora o “sujeito” Estado como homus abstractus, mas constituído de carne e osso. Façamos este exercício de representação! (Permita-me leitor, mas é fundamental que o faça – aqui e agora – esta elucubração).

Neste caso fica, então, mais explícito o necrológico pensamento destruidor do Homem. Quando verificamos que o homus abstractus é o homem social, ou seja, que é o “Eu-mesmo”, aí então somos levados a uma tipologia de desesperamento escatológico, isto é, um pensar apocalíptico, um final de mundo – mesmo quando não nos damos conta dessa realidade mais que real em nossa consciência. É, pois, exatamente neste campo epistêmico particularíssimo que atua o Estado-censor que recebeu do Eu-mesmo autoridade para legislar em nome do homem social, portanto, da sociedade, do homem comum, do Eu-mesmo. É neste ponto que infiro a Síndrome de Medéia para caracterizar o moderno Estado como pós-moderno Estado Terrorista.

A censura, pois, não teria razão de ser se não tivéssemos, ainda hoje, Estados com imanentes espíritos corruptos, reacionários, discricionários, racistas, imperialistas, machistas, feministas, sexistas, autoritaristas, ditatorialistas... Mas todos estes não estão além ou aquém do “Eu-mesmo”.

Eis, pois, a aranha e sua teia!

O leitor agora deve estar-se a perguntar: “Então não existe saída? Estamos assim condenados a viver sob censura? Devemos aceitá-la?”.

Não! Mil vezes não!

Ouso declarar: Morte aos censores.

Agora então você, caro leitor, deve estar-se a perguntar: “Devo então tomar uma arma e matar o censor? Como proceder para matar o Estado? O que fazer para matar o homus abstractus? Como matar o ‘Eu-mesmo’?”. Ipso facto: não. Não é exatamente dessa morte que falo, mesmo por que não acredito na Morte, mas no morrer-se ou matar-se."

************************************LEIA O RESTO LA', POR FAVOR!

*JOAO*, PERDAO POR "FURTAR" ASSIM, TAO DESCARADAMENTE, PARTE DO SEU *TRABALHO********_MARAVILHOSO E PERTINENTEMENTE INTELIGENTE TRABALHO, QUE EU ADORO, LE-LO SEMPRE!!!!!!

_GRATA AMIGOS*, QUE PASSAIS E, QUE, TENDES AINDA PACIENCIA PARA "MEUS INTERREGNOS E OUTROS DESMANDOS"!!!!!

ABRACO!

Heloisa B.P.

***************

LER AQUI:

http://horabsurda.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=174

domingo, julho 15, 2007

***QUEBRA NO MEU "INTERREGNO", PORQUE, "VALORES MAIS ALTOS SE ALEVANTAM"_VALORES DA JUSTICA E AMIZADE E...DA LIBERDADE****

_Propositadamente, pretendi nunca dar aos meus espacos de escrita um cariz "deliberadamente politico". E, so' me manifesto em casos de injusticas gritantes, especialmente contra os mais desprotegidos:CRIANCAS, VELHOS, DOENTES, DESERDADOS, vitimas da incuria e da ganancia do Homem (alguns homens!)

Assim continuara' a linha de meus escritos, nao entrando em "diz que diz , nem diz que disse"! Meu intuito e' a AMIZADE a FRATERNIDADE ( A POEIA, A ARTE...) sem barreiras de credos ou de "status social", o intelectual ou outros!

QUE VENHO ENTAO, FAZER AQUI A TODA A PRESSA????

_Pois bem, acabo de abrir meu PC e acessar caixa de correio e, vejo e-mail de uma LINDA E BOA AMIGA:*AMITA*****, hamando-me a atencao para um caso que se estava passando com AMIGO COMUM! _Como quase nao circulo nos Blogues nem posso fazer comentarios mor razoes tecnicas que se prendem com meu velho PC, nao estou a par da maioria das coisas dos ultimos largos meses!

O nome da pessoa em questao, motivou-me, imediatamente a seguir o LINK e fui parar AQUI:

Category: Geral
Posted by: InApto
Tenho seguido com atenção o movimento de solidariedade que se gerou em torno do InApto e agradeço-a.
Após ter lido uma série de textos concluí que se impunham alguns esclarecimentos.

1. O InApto é um blog pessoal e que nada tem a ver com o jornal que dirijo.
2. Todos os textos que aqui são publicados são de minha autoria e não pretendem veicular informação.
3. Os textos reproduzem apenas a opinião do autor enquanto cidadão e em circunstância alguma a do jornalista.
4. Decorrem processos contra mim, enquanto director do jornal e contra este órgão de informação.
5. Decorrem separadamente processos contra o blog InApto.

Esclarecidos estes itens, parece-me importante e pertinente tecer uma ou duas considerações.

Relativamente aos artigos do jornal, não entendo de todo a atitude da actual directora do museu Grão Vasco, que poderia ter accionado o direito de resposta, coisa que nunca fez.
Enquanto jornalista, tudo fiz para que o contraditório fosse possível. Recusou sempre qualquer contacto comigo e/ou com outros jornalistas do Voz das Beiras, jornal aliás, que numa atitude sem precedentes no pós 25 de Abril, a senhora mandou retirar do espaço do museu. Quero lembrar que o Grão Vasco é um espaço público e que não é a casa da Dr.ª Ana Paula Abrantes, pelo que não lhe reconheço autoridade para fazer semelhante desmando e apenas com o recurso à lei a legalidade foi reposta. Da mesma forma, quando lhe solicitei documentos na qualidade de jornalista, estes foram-me recusados e apenas quando obrigada pela lei pude ter acesso aos ditos.
Os documentos vinham adulterados, o que configura um crime de falsificação.
Surgem então os processos contra o jornal e o director do mesmo. É um direito que lhe assiste e que não contesto. Em Tribunal se esclarecerá toda a situação.
É importante salientar que o jornal continuou a veicular notícias sobre eventos realizados no espaço do museu, revelando dessa forma a independência que caracteriza este órgão de informação.

Da mesma forma, resolveu processar o autor do blog e o InApto por alguns textos que a senhora achou serem-lhe dirigidos.
Repito que o autor do InApto é o cidadão A. Pinto Correia e não jornalista e director do jornal.
Parece-me gravíssimo que me tenha sido solicitado pela PJ a pedido do MP que identificasse os autores de comentários – misteriosamente desaparecidos – no sentido de a Dr.ª Ana Paula Abrantes poder actuar judicialmente contra essas pessoas. Naturalmente que nada disse sobre as pessoas. Por duas razões: porque efectivamente não faço a menor ideia de quem pudessem ser, mas mais importante do que isso, jamais me prestaria ao papel de delator.

Espero, neste curto texto, ter esclarecido alguns pontos e manifesto aqui a minha inteira disponibilidade para posteriores esclarecimentos sobre dúvidas que se levantem. Podem contactar-me através do e-mail, apcorreia@vozdasbeiras.com

Post-scriptum: gostaria de colocar aqui os links de todos os blogs que se têm mostrado solidários e que têm debatido o assunto, mas confesso que não sei colocar os links de forma a poderem direccionar os leitores para os referidos espaços.
Fica aqui o meu reconhecimento a todos.
Devo uma palavra igualmente de agradecimento à inspectora da PJ que tem investigado este caso por se ter mostrado sempre cumpridora das regras, de uma tremenda simpatia, de uma enormíssima correcção e que em circunstância alguma recorreu a procedimentos menos lícitos, limitando-se apenas a cumprir o seu dever."
************************************************************
_EXTRAI' ESTA POSTAGEM, sem sequer pedir a devida autorizacao ao autor e, meu AMIGO *ZE'*, ou seja:_ *A. PINTO CORREIA*, director do Jornal *VOZ DAS BEIRAS*. E, tambem,
Escritor; e ainda,titular de varios BLOGUES de qualidade, de que eu era assidua frequentadora_AINDA SOU! apenas estou menos assidua por razoes que nao vem agora ao caso!
A. PINTO CORREIA eE' UM CIDADAO DE CORAGEM: FRONTAL NA DEFESA DO QUE PARA ELE (para mim e para MUITOS DE NOS) SAO OS DIREITOS (E DEVERES) INERENTES A CADA CIDADAO!_ ACERRIMO DEFENSOR DA LIBERDADE: tal como muito s de meus AMIGOS* e, que muitos de entre VOS tambem conhecem e sao AMIGOS! _DESTACO *HENRIQUE SOUSA*, JOAO BATISTA DO LAGO* E... MUITOS OUTROS; QUE, A LISTA NAO E' PEQUENA!
E, como nem sequer posso deixar minha SOLIDARIEDADE, la' NO INAPTO, fiz questao de "A" DEIXAR AQUI*, BEM EXPRESSA, e dar-VOS a conhecer (mais) este CASO!...
_POR ONDE VAMOS??????
PARA ONDE VAMOS??????
.....................................................Mais nao digo, porque nada percebo de "Politica" nem de JORNALISMO, NEM DE "LEIS"!
_PROCURO, ESFORCO-ME, SIM,POR PERCEBER E' DE SOLIDARIEDADE, JUSTICA, VERDADE E LIBERDADE!
_Sigam, por favor, o LINK e vao la' ver!
Alias, no meu blogue, constam Links do *VOZ DAS BEIRAS*****, JORNAL, QUE COM ZELO, ENTREGA E AMOR A PROFISSAO, E, A VERDADE DOS FACTOS, MEU AMIGO *A. PINTO CORREIA*, FAZ ANOS DIRIGE!!!!!
_MEU ABRACO AMIGO E SOLIDARIO, ZE'_A. PINTO CORREIA!
_OBRIGADA QUERIDA E SAUDOSA *AMITA*, MINHA DOCE AMIGA*! E, perdoe eu andar tao arredia e tao em falta CONSIGO e, com a maioria de meus BONS E QUERIDOS AMIGOS!
_UM ABRACO A TODOS QUE AQUI VIVEREM E, QUE, MUITO EM ESPECIAL, SE MANIFESTAREM E SOLIDARIZAREM COM MEU AMIGO!
Vossa, Heloisa
*******************
[E... voltarei para meu "INTERREGNO"! Mas, nao esqueco NENHUM DE VOS!]
LINK:
****************************************

domingo, julho 08, 2007

*INTERREGNO*

CORRE A PENA

SEM SE DETER

MANCHA A FOLHA

VIRA A PAGINA

E...O CONTO

SEM TEMPO

PARA SE ESCREVER!

NO ESPACO VAZIO DA FOLHA MOLHADA
SE MENTE NO VERSO
SE ILUDE A ALMA!
SECA A TINTA NA FOLHA ENRUGADA
CORRE A PENA
RASGANDO A PAGINA
INACABADA!

_CORRE A PENA

SEM SE DETER

AGUARDA A CHEGADA

DO ALVORECER!

CAI A PENA

CAI A FOLHA

VAI NO VENTO

ATE' NAS DOBRAS DO TEMPO SE DETER!

......................................Fica o Abraco.

Heloisa B.P.

************