domingo, dezembro 30, 2007

*****MARIA AZENHA,MINHA SAUDOSA AMIGA, FELICIDADES!!!!!!!!!*****









PARABENS A VOCE*, NESTA DATA (29/12/07) QUERIDA...
..............................................
PARABENS PELO SEU ANIVERSARIO E... PARABENS POR SER A PESSOA QUE E':_POETISA ENTRE AS MAIORES, EM LINGUA PORTUGUESA,
E, EM MINHA HUMILDE OPINIAO (mas, em OUTRAS OPINIOES "MENOS HUMILDES" QUE A MINHA, TAMBEM!...), E' A MAIOR *****POETISA****** (EM LINGUA PORTUGUESA) VIVA********!

E... GRACAS AOS CEUS, *BEM VIVA***** E CADA VEZ MAIS A POESIA BRILHA EM SEU CABELO, OLHAR E ALMA!

Infortunadamente, ando afastada dos BLOGUES e de quase todos os lugares na INTERNET; mas, de cada vez que acesso SEUS ESPACOS DE ESCRITA, eu fico quase sem respiracao; e... nem sei que LER, VER OU OUVIR PRIMEIRO!

_PARABENS MINHA AMIGA_!

A VIDA LHE SEJA BEBEFICA E BENEVOLA E A CULMINE DE VENTURAS!

_SUCESSOS JA' POSSUI MAS PODE NESTE 2008******, VE-LOS CRESCERRRRRRRRR!!!!!!!

_PAZ HARMONIA E SAUDE PARA SI* E TODOS OS SEUS!

_PERDOE MINHAS "AUSENCIAS"!_OS SENTIMENTOS LHE GARANTO QUE NAO SE "AUSETARAM":PERMANECEM E SE SOLIDIFICAM!

BEIJINHOS!

E, nada melhor para HOMENAGEA'-LA QUE UTILIZAR SUA PROPRIA OBRA: AQUI FICA EM POESIA E EM PINTURA_PINTURAS QUE SAO POEMAS ESCRITOS A VARIAS TINTAS!!!!!!!!

SUA, Heloisa

*******************

*****POESIA******
de

******MARIA AZENHA******

***********************


de espelho em espelho
estou sentada à beira do deserto escrevo
a imagem reflectida de um sonho. antiga-
mente cada espelho era um vestido
de onde eu saía dele sobrevivente
uma pedra cantante no tempo
um abismo
como se saltasse da minha boca
uma pedra correndo de um lado
para o outro queimando
de espelho em espelho como se
escrevesse de um outro mundo o-
fício de um grito ou de um corpo
ouço o grito vermelho da solidão
perfeita terrorismo dentro dos
espelhos sou essa pedra no centro
enlouquecendo de infinito
uma criança

vou mudando de rosto
cada vez é maior o meu grito
caminho pelo poema na escuridão
da noite uma vida que eu inventei
víbora de meu peito. ouço

estou sempre a chegar a palavra
faz parte das águas espera-me um barco
é certo que o meu destino está
entre os espelhos sou uma pedra
sentada à beira de um outono
rochoso uma pedra escrita
com o teu nome branco ferida
na boca

do outro lado estou sempre a morrer
caem-me os dedos e as folhas da voz
durante a argila da noite


trago contudo alguns poemas
de sangue para enterrar
no escuro
há desses poemas que vivem
no fundo não têm paz nem
guerra em rigor o nosso amor
é um espelho de lepra
nem mapas nem paisagens

dizem mataram-nos

maria azenha
2004, novembro,22, lisboa

**************************

poema sem palavras

não tenho palavras
estou tão perto do silêncio
aqui
não há voz falada
nem palavra onde
me sente

sou um segredo vivo
ao espelho
escrito muito antes de o escrever

uma pequena luz semeada ao vento
para enviar sinais para o outro
mundo

nada mais
tão natural é eu ter adormecido

olha
as estrelas acenderam-se

e eu respondo talvez




2004,nov.,7,lisboa
DAQUI:
http://www.geocities.com/rogelsamuel/azenha2.html




*DAS NASCENTES*

1.

pousa devagar sobre o verde
sobre o ar sobre a água da paisagem
que as folhas vêm coroar
muito antes de chegar
a tarde

2.

a mulher é uma abelha de segredos
que se abre
à pulsação do vento

3.

arde viva no interior das casas
com imagens de constelações de água

ela é tão bonita ao relento
das nascentes


4.

é leve como um cisne



*óleo-poema , maat*

E...

magoa ver uma rosa cair
no chão das cidades.
as pétalas são tão frágeis.

como os sem abrigo carregam o vento às costas
por entre as cabanas dos homens.


eu nunca vou fechar os olhos.




(foto-poema de maat)

TODAS AS PINTURAS SAO DE MARIA AZENHA

************************************

http://vivaosol.blogspot.com/

http://ardeoazul3.blogspot.com/

*******************************

Sem comentários: