quinta-feira, julho 10, 2008

*****JOAO BATISTA DO LAGO***** O POETA_O INTELECTUAL_ O HOMEM*****

_O POETA , O INTELECTUAL E O HOMEM QUE EU ADMIRO E POR QUEM NUTRO VERDADEIRA AMIZADE: E MUITOS DOS QUE POR AQUI PASSAM, SENTEM O MESMO! PARA ESSES QUE O CONHECEM E ADMIRAM E PARA OS OUTROS, TAMBEM, AQUI FICA ESTA INFORMACAO QUE ME CHEGOU VIA E-MAIL E QUE FUI LER E "VER" NO PORTAL DE MHARIO LINCOLN_AQUI:

LEIA ABAIXO:

Se quiser, acesse: www.mhariolincoln.jor.br

09/07/08

EXCLUSIVO: MANIFESTO LANÇA CANDIDATURA DE JB DO LAGO À AML

NE: Um manifesto assinado por artistas e jornalistas que residem fora do Maranhão, especialmente em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba será enviado ainda esta semana ao presidente da Academia Maranhense de Letras, escritor Lino Moreira, propondo uma maior divulgação das vagas abertas naquela "Casa de Antonio Lobo".
Por exemplo, no Brasil, pouquíssimas pessoas interessadas ficaram sabendo das novas vagas abertas decorrentes da morte dos escritores MANOEL CAETANO (Cadeira 11) e a de LUIS BELLO PARGA (Cadeira 33) e que já estão inscritos os intelectuais maranhenses Fernando Braga, Rossini, José Ewerton Neto (Caetano) e José Carlos Souza e Silva e Ana Luiza Ferro (Parga).

No Manifesto, ainda, esses artistas residentes fora do Maranhão alegam "muitos intelectuais, à altura da Academia, residentes fora de São Luís, a capital do Estado, também têm interesse de participar do evento eleitoral".
E indicam, como exemplo, "um dos maiores poetas vivos do Maranhão", hoje residindo em Curitiba, João Batista do Lago, assim descrito pelo presidente da Academia Maranhense dos Novos, ex-deputado Marconi Caldas:


"João Batista do Lago, maranhense, pode ser considerado, atualmente, um dos mais completos poetas e cronistas do Brasil, haja vista a consciência plural e significativa de sua intuição cultural, fato que o faz passear entre musgos históricos gregos e o modernismo clariciano, espargindo o pensamento poético alemão, americano ou inglês, sem esquecer das taças saboreantes dos vinhos que enebriaram o cismar dos poetas franceses como BAUDELAIRE (Charles Baudelaire), MALLARMÉ (Stéphane Mallarmé), FRANÇOIS COPÉE (François Édouard Joaquim Copée) e MUSSET (Louis Alfred de Musset) - o poeta do amor.
Como eu, o Maranhão e o Brasil também, creio, se orgulham de João Batista do Lago, uma das maiores expressões literárias do mundo moderno. Fato que, realmente não deixa a desejar se comparado a nenhum dos franceses acima citados
":

"MUSSET
Do coração sensível, palpitante,
a fugaz emoção, o desatino,
era o único a gravar em canto, em hino,
e lapidava o verso, qual diamante.

BAUDELAIRE
A rua num tumulto em torno de mim gritava.
Alta, esguia, vestindo um luto majestoso
linda mulher passou que, num gesto gracioso,
a fímbria do vestido erguia e balançava.

MALLARMÉ
Não venho aqui vencer teu corpo, ó ser obscuro
que os pecados de um povo juntas; nem desejo
revolver tristemente o teu cabelo impuro
sob o incurável tédio oriundo do teu beijo.

FRANÇOIS COPÉE
vi-o - bêbedo estava e, inebriantes
a capitosos vinhos mais bebia,
e em tédio, como os fartos ruminantes
a larga boca, estúpida, movia..."

"Essa era a homenagem que eu gostaria de ter prestado antes a João Batista do Lago. Mas que, só hoje, através das páginas honrosas deste veículo netiano de comunicação, o PORTAL MHÁRIO LINCOLN DO BRASIL, o faço com orgulho de também ser maranhense e... poeta menor.".
MARCONI CALDAS
===================


PAÍSES QUE ESTUDAM A POESIA DE JOÃO BATISTA DO LAGO:
Inglaterra, Portugal, França, Alemanha, Índia.

===================

ODE A SÃO LUIS
© DE João Batista do Lago

Ó tu, leito-mãe dos Tupinambás
Reina dos mares do Sul, sois vós
Vitoriosa, oh! amada Upaon-açu
Carregas nome e cetro de realeza
N'alma saber e virtude de Atenas
No peito o brasão de viva Natureza

Ó tu, São Luís – Ilha dos Amores!
Amada de francos, lusos e neerlandeses
Sois vós o encanto de Arúspice
Profeta da vossa eterna glória e pureza:
- Vosso destino é conservar em si toda beleza
serás deste teu Orfeu a eterna Eurídice

Ó tu, São Luís – Jamaica brasileira
Sou-vos grato pela vida inteira pois
Sabei-vos de muitos ser uma só pessoa
Jamais vos deixaste vencer. Sois guerreira!
Ainda que vos queira estuprar o monstro da modernice
Haverá sempre um filho teu que não fugirá a luta

Ó tu, São Luís – Cidade dos Azulejos
Perdoai o jugo da desgraçada sorte (e)
Tomai por exemplo o Cristo da hora da morte
Perdoai os filhos que vos sangra em realejos
Todos serão defenestrados, enfim, para que
Possamos amar-vos entre ruas e curvas de azulejos

======================
A seguir, um apanhado sobre a vida poética de JOÃO BATISTA DO LAGO, anexado ao Manifesto pró-candidatura à Academia Maranhense de Letras.

Clique aqui

==========================

Abaixo, conheça o edital que abre inscrições para a ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS até dia 28 deste mês...




FORMALIZAÇÃO DE CANDIDATURAS
a) carta dirigida ao Presidente, solicitando-lhe inscrição como candidato à cadeira vaga;
b) curriculum vitae ou síntese currricular;
c) exemplares dos livros e de outros quaisquer trabalhos de que o candidato seja autor, co-autor, colaborador, organizador, tradutor ou editor;
d) declaração, nos termos do Modelo anexo, de que conhece as normas e demais preceitos da Academia, e de que se compromete a observá-los fielmente;
e) juntada de comprovação de residência neste Estado há, pelo menos, dez anos, caso o candidato seja brasileiro não nascido no Maranhão.


=====================

MODELO IX
DECLARAÇÃO DE CANDIDATO A MEMBRO EFETIVO
(REGIMENTO INTERNO, ART. 56, INC. I, ALÍNEA D)

Exmo Sr.
Presidente da Academia Maranhense de Letras
Em observância ao disposto no art. 56, inc. I, alínea d, do Regimento Interno dessa Instituição, declaro, para fins de inscrição como candidato a Cadeira ........., patroneada por ................................................................ vaga em razão do falecimento do Acadêmico ............................................................., que tenho pleno conhecimento das normas e preceitos vigentes na Academia Maranhense de Letras, e que, na hipótese de ser eleito(a) comprometo-me a observá-los fielmente, inclusive no que respeita ao desempenho de incumbências que me sejam atribuídas e ao comparecimento habitual às sessões.
São Luís,
(Assinatura)
Obs.: não há, obviamente, obrigação de seguir o modelo, nem de fazer documento em separado. A obrigação é de firmar os compromissos que ele encerra.

Artigo enviado às 09/07/08, dia 09/07/08 por Mhario Lincoln - Categoria: JOÃO BATISTA DO LAGO

Comentários

Joaquim Barbosa dos Santos escreveu:

Ufa! Até que enfim reconheceram teu valor em tua própria aldeia.
Barbosa dos Santos
Poeta Maranhense Menor
09/07/08 09/07/08

Poeta Barbosa Sobrinho/São Paulo escreveu:

No Maranhão é sempre assim. Tem que vir alguém de fora, ir pra fora, ficar lá fora, para que se reconheça o valor pessoal de um homem ligado às letras, que conheço,desde pequenininho. Conheci Batista em Bacabal, depois em São Paulo e vi o quanto inteligente é o cara, não mais c riança cançando nambu nos campos da infância. Fica aqui Batista minha torcida por você e por todos nós, maranhenses, que somos obrigados a migrar por falta de espaço ideológico e intelectual, chegar a vitória em nosso NOME!E porque saímos de nossa terra-natal? Porque lá, o espaço é pequeno porque está tomado, na maioria, por quemindiquianos...
09/07/08 09/07/08

Comentar

LA' DEIXEI MINHA SIMPLES MENSAGEM DE AMIZADE E OS BONS VOTOS!!!!!

"

Heloisa B.P. escreveu:

""João Batista do Lago, maranhense, pode ser considerado, atualmente, um dos mais completos poetas e cronistas do Brasil, haja vista a consciência plural e significativa de sua intuição cultural, fato que o faz passear entre musgos históricos gregos e o modernismo clariciano, espargindo o pensamento poético alemão, americano ou inglês, sem esquecer das taças saboreantes dos vinhos que enebriaram o cismar dos poetas franceses como BAUDELAIRE (Charles Baudelaire), MALLARMÉ (Stéphane Mallarmé), FRANÇOIS COPÉE (François Édouard Joaquim Copée) e MUSSET (Louis Alfred de Musset) - o poeta do amor.
Como eu, o Maranhão e o Brasil também, creio, se orgulham de João Batista do Lago, uma das maiores expressões literárias do mundo moderno. Fato que, realmente não deixa a desejar se comparado a nenhum dos franceses acima citados":"
********************ESTAS PALAVRAS,DIRIGIDAS A JOAO BATISTA DO LAGO E A SUA OBRA,SAO EM MINHA MODESTISSIMA OPINIAO,TOTALMENTE MERECIDAS E BEM HAJA A INTELIGENCIA E SENSIBILIDADE DE *MARCONI CALDAS* QUE AS TORNOU PUBLICAS; POIS CONSTAM DA CONTRACAPA DO LIVRO DE POESIA *APORO****** DE JOAO BATISTA DO LAGO*****!
_LIVRO, QUE FALA POR SI* DO HOMEM-POETA***** QUE E' JOAO_O POETA_!
QUEM AINDA NAO LEU, QUE LEIA! ESTE: *APORO****** E *EU, PESCADOR DE ILUSOES******!
Mas, melhor do que eu, que nao sou critica literaria e menos ainda de POESIA (tanto nao me chega o saber!),fala MHARIO LINCOLN e muito tem falado acerca do POETA E INTELECTUAL que e' JOAO DO LAGO!

Destaco do mesmo LIVRO_APORO_
(E, QUEIRAM POR FAVOR OS LEITORES DESTE PORTAL PERDOAR A FALTA DE ACENTUACAO; PROBLEMAS DO MEU TECLADO!),AS PALAVRAS DE MHARIO LINCOLN*****;AS QUAIS, BEBI! ASSIM COMO BEBI E... ME EMBRIAGUEI, COM CADA POEMA*****; DELICIADA, COMO SE GOLES TOMASSE DE *UM REAL VINHO DE FALERNO*, OU, OUTRO QUALQUER *ELIXIR DAS ADEGAS DE BACO*!

DIZ ASSIM:
*TOMA-SE UM SUSTO QUANDO SE ABRE APORO*

De flores multicoloridas a janela do poeta, ao quarto vazio e solitario, onde chora a desencarnacao do pai.
Um susto toma-se quando Joao Batista do Lago grita em letras, frases e pragrafos:

Maldito_repito!-este destino
Que me tira o rumo e o tino.

Devo acatar que esse seja o primeiro grande livro de JB, avesso a publicacoes, mas enchendo sua gaveta toracica de talento, desbundes, aflicoes e sensibilidade herculea, quando traca a pena no alvo papel da alma.
Aporo, sem duvida, um labirinto de fases e momentos que tem passado e vivenciado ao longo desses mais de 50 anos tentando, tentando, ultrapassando, ultrapassando, sofrendo, sofrendo... e querendo, querendo... ser feliz com seu destino.
Um Joao Batista triste no amor... E, no eterno instante desta prisao/Calculo os dias da minha torpe solidao_mas com um olhar firme e seguro, proprio dos homens-vampiros que sugam a alma e abanam a ferida poetica.
Mas nao deixam de sofrer se amor, ja' que "se se morre de amor", entao, como Dias, o nosso Goncalves, morre-se de amor e ponto!"
..................E... PONTO FINAL PARAGRAFO, me permito eu fazer aqui, interrompendo a BELA, INTELIGENTE E SENSIVEL APRESENTACAO DE *APORO*****, feita nas primeiras paginas do LIVRO!
Interrompo aqui a copia das PALAVRAS DE MHARIO LINCOLN, por duas razoes; sendo a primeira para VOS INCITAR A LEIRURA DESTE LIVRO. E, A SEGUNDA, PORQUE ME SINTO ENVERGONHADA POR ESTAR TRANSCREVENDO PALAVRAS TAO LUCIDAS E SABIAS, DESVIRTUANDO-AS COM A FALTA DA ACENTUACAO QUE MEU TECLADO NAO CONTEM E, QUE COMO QUE DESNUDA A ESCRITA EM LINGUA PORTGUESA! e, AINDA, A ADICIONAR A ESTE FACTO, O FACTO, DE NAO TER PEDIDO AUTORIZACAO AOS AUTORES_DO LIVRO E DA APRESENTACAO DO MESMO_!
PERDAO, POIS, JOAO E MHARIO!
PERDAO CAROS LEITORES, POR ESTA TAO LONGA MENSAGEM E EXCESSO DE MAIUSCULAS!
....
FINALIZO, DESEJANDO QUE JOAO BATISTA DO VALE ASSUMA OS CARGOS QUE O HONREM E MERECA ASSUMIR!_QUEM O PROPOE O FARA' EM CONSCIENCIA E CONHECENDO O MERITO DO POEMA E HOMEM DE LETRAS QUE E' JOAO BATISTA DO LAGO!
_O MELHOR PARA ELE, EU DESEJO!
E, O MELHOR PARA TODOS QUE O APOIAM E TODOS OS QUE SAO HOMENS/MULHERES DE BEM!!!!!
ABRACO AMIGO, AOS AMIGOS******!
SAUDACAO A TODOS QUE POR AQUI PASSAM!

Heloisa B.P.
(Sabina Vassalo)
10/07/08 10/07/08 "
*******************************
PARABENS MEU AMIGO E POETA!!!!!
*************************************************

2 comentários:

Ashera disse...

Estou muda da palavras!!!!!
Beijo-te amiga querida
Parabéns a todos por tanta beleza!
Ashera

Heloisa B.P disse...

MAS QUE ALEGRIA VER-TE AQUI, AMIGA MINHA!!!!!!
DE FACTO, NOSSO AMIGO JOAO****** MERECE TUDO ISTO!!!!!!
OXALA' ELE SAIA VENCEDOR_TODOS OS AMIGOS E OS QUE CONHECEM O SEU TRABALHO E O HOMEM, E O ADMIRAM O APOIARAO ESTOU CRENTE NISSO!

BEIJINHOS IRMA********!
Tua, Heloisa, FELIZ POR VER-TE, NOVAMENTE, AQUI!
........................